Teoria de Piaget

As teorias de Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Repassamos aqui algumas idéias centrais de sua teoria:

A teoria de Piaget sobre Desenvolvimento Moral Piaget

Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.

Veja o artigo completo da teoria de Piaget sobre Desenvolvimento Moral Piaget

A teoria de Piaget sobre Organização e Adaptação

Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos.

Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio.

Veja o artigo completo da teoria de Piaget sobre Organização e Adaptação 

A teoria de Piaget sobre A Equilibração

Segundo Piaget (WADSWORTH, 1996), a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.

Veja o artigo completo da teoria de Piaget sobre Equilibração

A teoria de Piaget sobre Estágios de Desenvolvimento

Período Sensório-Motor (do nascimento aos 2 anos) – A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo….

Período Simbólico (dos 2 anos aos 4 anos) – Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico…

Período Intuitivo (dos 4 anos aos 7 anos) – Neste período já existe um desejo de explicação dos fenômenos. É a “idade dos porquês”, pois o indíviduo pergunta o tempo todo. Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela…

Estágio operatório-concreto (dos 7 aos 10/11 anos) – a criança começa É o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória…

Estágio operatório-formal (dos 11 em diante) – É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro…

Veja o artigo completo da teoria de Piaget sobre Estágios de Desenvolvimento

A teoria de Piaget sobre Epistemologia Genética

A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo ( Epistemologia Genética ) é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis…

Veja o artigo completo da teoria de Piaget sobre Epistemologia Genética

A teoria de Piaget sobre Assimilação e Acomodação

Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui…

Acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo (Nitzke et alli, 1997a). Diante deste impasse, restam apenas duas saídas: criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as ações resultam em uma mudança na estrutura cognitiva. Ocorrida a acomodação, a criança pode tentar assimilar o estímulo novamente, e uma vez modificada a estrutura cognitiva, o estímulo é prontamente assimilado…

Veja o artigo completo da teoria de Piaget sobre Assimilação e Acomodação

Mais sobre Piaget:

Diferenças de Piaget e Freud sobre Desenvolvimento Humano

Freud define cinco estádios do desenvolvimento psicossexual:
Piaget sub-divide o desenvolvimento intelectual em quatro estádios

Veja o quadro camparativo de Piaget e Freud em: Piaget e Freud – Desenvolvimento Humano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>