Seja bem-vindo, Visitante
Por Favor Entrar ou Registrar.    Esqueceu a senha?

Conceito de Congruencia
(1 visualizando) (1) Convidado
Ir para baixo
Responder a este tópico
Publicar novo Tópico
Página1
TÓPICO: Conceito de Congruencia
#13
Conceito de Congruencia 4 Anos, 1 Mês atrás  
Gostaria de saber qual a relação que o filme " Sim, Senhor" tem a ver com o conceito de congruencia de Carl Rogers.
Entre com o Código aqui   
Nota: Apesar dos botões do BBCode e Smiley não serem mostrados ainda podem ser usados
Raquel Queiroz (Visitante)

Reply Quote
 
#15
Re:Conceito de Congruencia 3 Anos, 11 Meses atrás Popularidade: 3  
Oi Raque, bom dia! Primeiro vamos definir:

Congruência e Incongruência

Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experienciar e tomar consciência. Um alto grau da Congruência significa que a comunicação (o que se está expressando), a experiência (o que está ocorrendo em nosso campo) e a tomada de consciência (o que se está percebendo) são todas semelhantes. Nossas observações e as de um observador externo seriam consistentes.

Crianças pequenas exibem alta congruência. Expressam seus sentimentos logo que seja possível com o seu ser total. Quando uma criança tem fome ela toda está com fome, neste exato momento! Quando uma criança sente amor ou raiva, ela expressa plenamente essas emoções. Isto pode justificar a rapidez com que a criança substitui um estado emocional por outro. A expressão total de seus sentimentos permite que elas liquidem a bagagem emocional que não foi expressa em experiências anteriores. A Congruência é bem descrita por um Zen-budista ao dizer: "Quando tenho fome, como; quando estou cansado, sento-me; quando estou com sono, durmo".

A Incongruência ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta. As pessoas que parecem estar com raiva (punhos cerrados, tom de voz elevado, praguejando) e que replicam que de forma alguma estão com raiva, se interpeladas, ou as pessoas que dizem estar passando por um período maravilhoso mas que se mostram entediadas, isoladas ou facilmente doentes, estão revelando Incongruência. É definida não só como inabilidade de perceber com precisão mas também como inabilidade ou incapacidade de comunicação precisa. Quando a Incongruência está entre a tomada de consciência e a experiência, é chamada repressão. A pessoa simplesmente não tem consciência do que está fazendo. A maioria das psicoterapias trabalha sobre este sintoma de Incongruência ajudando as pessoas a se tomarem mais conscientes de suas ações, pensamentos e atitudes na medida em que estes as afetam e aos outros.

Quando a Incongruência é uma discrepância entre a tomada de consciência e a comunicação a pessoa não expressa o que está realmente sentindo, pensando ou experienciando. Este tipo de Incongruência é muitas vezes percebido como mentiroso, inautêntico ou desonesto. Muitas vezes esses comportamentos tomam-se foco de discussões em terapias de grupo ou em grupos de encontro. Embora tais comportamentos pareçam ser realizados com malícia, terapeutas e treinadores relatam que a ausência de Congruência social, aparente falta de boa vontade em comunicar-se, é com freqüência, uma falta de autocontrole e consciência pessoal. A pessoa não é capaz de expressar suas emoções e percepções reais em virtude do medo e de velhos hábitos de encobrimento que são difíceis de superar. Por outro lado, é possível que a pessoa tenha dificuldade em compreender o que os outros esperam dela.

A Incongruência pode ser sentida como tensão, ansiedade ou, em circunstâncias mais extremas, como confusão interna. Um paciente internado em hospital psiquiátrico que declara não saber onde está, em que hospital, qual a hora do dia, ou mesmo quem ele é, está exibindo alto grau de Incongruência. A discrepância entre a realidade externa e aquilo que ele está subjetivamente experienciando tomou-se tão grande que ele não é capaz de atuar. A maioria dos sintomas descritos na Literatura psiquiátrica podem ser vistos como formas de Incongruência. Para Rogers, a forma particular de distúrbio é menos crítica do que o reconhecimento de que há uma Incongruência que exige uma solução.

A Incongruência é visível em observações como, por exemplo, "não sou capaz de tomar decisões", "não sei o que quero", "nunca serei capaz de persistir em algo", A confusão aparece quando você não é capaz de escolher dentre os diferentes estímulos aos quais se acha exposto. Considere o caso de um cliente que relata: "Minha mãe pede-me que cuide dela, é o mínimo que posso fazer. Minha namorada recomenda que eu me mantenha firme para não ser puxado de todo lado. Penso que sou muito bom para minha mãe, mais do que ela merece. Às vezes a odeio, às vezes a amo. Às vezes é bom estar com ela, às vezes ela me diminui."

Agora só falta ligar ao Filme!! rs =(
Entre com o Código aqui   
Nota: Apesar dos botões do BBCode e Smiley não serem mostrados ainda podem ser usados
Edson (Usuário)
Fresh Boarder
Mensagens: 3
graphgraph
Usuários Offline Clique aqui para ver o perfil deste usuário
Última Edição: 2010/12/13 12:03 Por Edson.
Reply Quote
 
#16
Re:Conceito de Congruencia 3 Anos, 11 Meses atrás Popularidade: 3  
Sobre Filme Sim Senhor Resumo:

O protagonista, Carl, era um cara solitário e fechado pro mundo porque dizia NÃO para tudo e todos. Um dia, forçado pelo desespero, topou entrar para um estranho clube de pessoas que se comprometem a dizer SIM para absolutamente qualquer pedido que alguém lhe faça. De bungee jumping a aulas de violão, Carl Allen vai descobrir o quanto uma simples palavra pode mudar sua vida.


Acho que a relação do conceito de congruencia de Carl Rogers com o filme " Sim, Senhor" é:


Quando dizemos SIM podemos querer dizer muitas coisas. Quando Não dizemos tudo que queremos, pagamos um preço alto por dizer coisas em determinadas circunstâncias ou expressar nossos sentimentos. O mais difícil dessa tarefa é separar o que gostamos do que não gostamos, o que é nosso, o que é uma repetição de padrões familiares e, dentro disso, o que queremos para nossa vida e o que queremos transformar, modificar. Uma criança não tem dificuldade em dizer SIM ou NÃO, pois ela não pensa nas consequências, mas sim no que está sentindo no momento.

Espero ter ajudado,

Beijos
Entre com o Código aqui   
Nota: Apesar dos botões do BBCode e Smiley não serem mostrados ainda podem ser usados
Edson (Usuário)
Fresh Boarder
Mensagens: 3
graphgraph
Usuários Offline Clique aqui para ver o perfil deste usuário
Última Edição: 2010/12/13 12:04 Por Edson.
Reply Quote
 
Ir para cima
Responder a este tópico
Publicar novo Tópico
Página1