Julian Rotter

Os Processos Cognitivos

Julian Rotter

Rotter foi o primeiro psicólogo a utilizar o termo “teoria da aprendizagem social” (Rotter, 1947). Ele desenvolveu uma forma de behaviorismo que, como a de Bandura, inclui referências as experiências subjetivas internas. Desse modo, o seu behaviorismo é menos radical do que o de Skinner, criticado porRotter por estudar os indivíduos isoladamente, afirmando que a aprendizagem do comportamento ocorre principalmente ... Leia Mais »

Locus do Controle

Julian Rotter

Rotter concentrou razoável pesquisa nas crenças a respeito da origem do reforço. Algumas pessoas consideram o reforço dependente do próprio comportamento e alegam a existência de um locus de controle interno. Outras pessoas acreditam no reforço dependente das forças externas – como o destino, a sorte ou as atitudes de outros indivíduos; alegam a existência do locus do controle externo ... Leia Mais »

Biografia de Julian Rotter

Julian Rotter

Julian Rotter cresceu no bairro do Brooklyn, em Nova York. A família levou uma vida confortável até seu pai perder os negócios no inicio da Grande Depressão de 1929. Essa desastrosa mudança no cenário econômico marcou a guinada na vida de Rotter, na época com 13 anos. Ele declarou que “Essa experiência despertou minha eterna preocupação com a injustiça social ... Leia Mais »