( 34 Votes )

Piaget e Freud - Desenvolvimento Humano

freud e piaget Desenvolvimento Humano

Para Freud, o desenvolvimento humano e a constituição da mente explicam-se pela evolução da psicossexualidade. Um dos conceitos mais importantes da teoria psicanalítica sobre o desenvolvimento é a existência de uma sexualidade infantil.


Freud define cinco estádios do desenvolvimento psicossexual: (veja o quadro camparativo de Piaget e Freud abaixo)


Piaget Revoluciona a teoria do desenvolvimento intelectual. O seu trabalho sobre a criança enquanto "sujeito epistémico" - não enquanto sujeito individual mas como parte do desenvolvimento do pensamento humano - constitui aquilo que se designa por epistemologia genética.


Piaget sub-divide o desenvolvimento intelectual em quatro estádios: (veja o quadro camparativo de Piaget e Freud abaixo)


FREUD PIAGET
Epistemologia Genética - Libido (Prazer) – Descoberta doinconsciente, histeria, mecanismos dedefesa. Epistemologia Genética - Conhecimento, assimilação, acomodação e equilibração
Fase Oral - 0 a 1 ano – Nessa idade o prazer sexual érelacionado à região da boca e dos lábios. Estágio Sensório-motor - 0 a 24 meses – Introdução alíngua, moral, egocentrismo.
Não reconhece sua própria imagem.
Fase Anal - 1 a 3 anos – Divide-se em duas etapas:
Biológica -> Domínio dos processos expulsivos;
Retentiva -> Propicia a base para os mecanismos psicológicos ligados ao controle
Estágio Pré-operatório - 02 a 7 anos – Início daconstrução das relações de causa e efeito e de símbolos
Fase Fálica - 3 a 5 anos - Descoberta dos genitais e interesse das crianças por eles.
Masturbação frequente, curiosidade com relação às diferenças entre meninos e meninas.
Estágio Operatório Concreto - 08 a 12 anos – Sentimento de necessidade, ação interiorizada reversível, organização lógicado pensamento.
Período de Latência - 5 a 12 anos – A força dos impulsos sexuais são direcionadas para o desenvolvimento social e intelectual da criança. Estágio Operatório Formal - 12 anos a Fase Adulta – Trabalho com hipóteses, pensamento lógico, reversível e operatório, em cima de proposições frases e hipóteses.
Fase Genital - 12 a 18 anos - O homem atinge o pleno desenvolvimento do adulto normal.

Biografia de Piaget

Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.


Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954; tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Saiba mais sobre Piaget.


Obras de Jean Piaget:

Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e muitos artigos. Sua obra mais renomada chama-se Epistemologia Genética

Confira esta e outras obras em Livros de Piaget.


Teorias de Jean Piaget

As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Entre as suas teorias mais importantes temos:


Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.


Estágios de Desenvolvimento - (Período Sensório-Motor, Período Simbólico, Período Intuitivo, Estádio operatório-concreto e Estádio operatório-formal).


Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma).


  • Teoria da Equilibração

  • Organização e Adaptação


  • Curiosidades sobre Piaget

    Saiba mais sobre esse grande educador em Curiosidades sobre Piaget





    Artigos Relacionados